Três grandes armadilhas do cartão de crédito!
Carol Stange por aqui com mais um conteúdo sobre finanças pessoais e hoje eu quero ajudar você à respeito das ciladas do cartão de crédito.
Olha só:
– Se você tem mais de um cartão…
Cuidado. Ao acumular vários cartões na carteira (o máximo que já vi uma pessoa ter eram 16), você também acumula várias datas de vencimento de faturas e administrar seus gastos, que deveria ser algo simples, se torna algo bem complexo. O controle de gastos se torna algo praticamente impossível. Cartão de crédito não é artigo de coleção!
– Emprestar o cartão para outra pessoa
Dei uma entrevista recentemente sobre isso (inclusive com dicas sobre como dizer “não” ao amigo ou parente. Clique aqui para ler). Quero que você pense comigo uma coisa: ao emprestar seu cartão para outra pessoa, o bem fica com ela mas a obrigação de pagar é sua. Sem falar que é o seu nome que está em jogo no caso de incapacidade de pagamento. Se dizer não é difícil, perder o amigo é ainda pior.
– Não saber como anda o seu limite
Passar o cartão até ele ser recusado não é um bom sinal. Tem muita gente que, ao ter o cartão negado na loja, entende que é “hora de parar de gastar”. O ideal é que você saiba o seu limite e acompanhe o uso dele, semanalmente ou diariamente, se preciso.
Ao saber usar o cartão, você vai perceber que ele se transforma em um excelente aliado da organização financeira. Vale a pena você separar uns minutos para fazer uma “limpa” nos cartões que não usa (ou naqueles que só servem de incentivo para gastar a mais). Estabelecer metas de uso do limite por semana também ajuda bastante a manter os gastos sob controle.
E ainda: está difícil não extrapolar os gastos com o cartão? Deixe-o na gaveta por um tempo. Picotar o cartão de crédito ou jogá-lo fora não é liberdade. Liberdade é você saber usar uma ferramenta que cada vez mais tem substituído o dinheiro vivo.
Cartão de crédito não é vilão, ok?
Um beijo e conte comigo para ajudar você com esse e outros temas sobre finanças pessoais e investimentos. Até mais!
Carol Stange