Três coisas para NÃO fazer com o seu dinheiro na crise!
Organização financeira e controle de gastos são duas das mais importantes chaves que nos ajudam constantemente a cuidar do nosso dinheiro mas, como nosso momento atual pede mais cautela e mais cuidado, separei 3 coisas que você não deveria fazer no curto prazo:
1 – Emprestar o dinheiro
Emprestar dinheiro é uma ação que envolve riscos que devem ser calculados, sendo que os dois principais são o de não receber o dinheiro de volta e ainda, o de ter a amizade ou os vínculos abalados e desgastados. Eu sei que é difícil dizer não, principalmente para amigos queridos e familiares próximos, mas você só conseguirá cuidar do outro se primeiro, cuidar de si mesmo.
2 – Realizar sonhos
Você estava prestes a trocar de carro, de celular ou mesmo já tinha até visto o hotel para as próximas férias? Sugiro esperar. Todos temos nossos sonhos e objetivos e, certamente, queremos concretizá-los. Porém, nesta situação atual, o mais sensato é não gastar para realizar sonhos ou desejos que podem ser adiados sem grandes transtornos.
3 – Iniciar sua vida de investidor indo para a renda variável e mercado de criptomoedas
Atenção especialmente para os iniciantes! O mercado de ações tem oscilado bastante e não sabemos até quando a instabilidade irá durar, portanto, antes de decidir investir na Bolsa, é fundamental conhecer o mercado financeiro e estar com o seu planejamento financeiro em mãos. Para aqueles que gostam de mercados mais arriscados, como o das criptomoedas, deixo o apelo de só ir por esse caminho após ter pelo menos sua reserva de emergência montada e recursos pré definidos para essa finalidade.
Precisa de ajuda? Envie um e-mail para saber mais sobre minha Mentoria Financeira.
Nosso momento agora pede cautela no trato com nosso dinheiro. Não precisamos correr riscos à toa; que saibamos usar nossos recursos com sabedoria.
Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre finanças pessoais . Até mais!