Vantagens do Tesouro IPCA para Aposentadoria
“Olá Carol! Quero fazer aportes mensais de R$300,00 para longo prazo (quero depositar e esquecer até o momento do resgate). O Tesouro IPCA+ é uma boa opção para esse meu objetivo?
OBS: sou iniciante, querendo começar para pegar jeito e depois entrar na renda variável. Já tenho uma boa RE que está na poupança.” Suelly, pelo Instagram.
#carolstangeresponde
Suelly, muito obrigada pela sua pergunta e parabéns pelo seu planejamento e pesquisa.
Vamos por partes! Primeiro vou falar sobre o Tesouro IPCA+ e depois, sobre a sua reserva de emergência, ok?
O que é o Tesouro IPCA?
O Tesouro IPCA é um título público, emitido pelo governo. Ao aplicar nesse ativo, você está emprestando dinheiro para o Governo investir em áreas como infraestrutura, saúde e segurança. Em troca, o governo te paga uma taxa de juros que é uma combinação da inflação (IPCA) + de uma taxa prefixada. Isso protege o seu capital com o passar dos anos e de possíveis crises, o que quer dizer que você estará sempre se protegendo da inflação.
O que poucas pessoas vão te falar é que esse título pode oscilar. E isso pode ser muito bom. No mercado, quando um ativo oscila, significa que existem momentos em que a cotação está acima do que você pagou, trazendo um lucro além do esperado caso você venda o título antes do vencimento.
Cuidados Extras
Se você gosta da ideia de ter uma rentabilidade acima do previsto para esse título, é preciso esperar o ativo valorizar e executar a venda no momento de alta, mas esse cenário hipotético joga contra o seu desejo de investir no Tesouro IPCA+ e esquecer dele lá até o vencimento, como você mesma falou.
Saiba que essa oscilação característica do Tesouro IPCA também pode trazer prejuízos. Alguns investidores ficam nervosos na baixa de preços (ou mesmo não sabem que essa oscilação faz parte do Tesouro IPCA), e vendem o título na baixa ou seja, antes do vencimento, e perdem dinheiro nessa operação. Portanto, se você não for fazer a gestão ativa do seu título Tesouro IPCA+ e fica ansiosa nesse início de vida como investidora, vale a pena nem olhar as oscilações. O seu dinheiro estará, se você mantê-lo investido até o vencimento, seguro e você terá um bom retorno.
Considerações Finais
Suelly, finalizando sobre o Tesouro IPCA+, se você for jovem, acho que vale a pena estudar sobre o IPCA Principal. Se você já for uma aposentada, por exemplo, o IPCA com juros semestrais pode ser uma alternativa melhor.
E por fim, mas não menos importante, deixo minha sugestão de tirar a sua Reserva de Emergência da Poupança. Seu dinheiro lá está perdendo poder de compra! Há outros produtos melhores no mercado para essa finalidade, como CDBs de liquidez diária, fundos da renda fixa, o Tesouro Selic e fundos do Tesouro Selic, que são mais vantajosos ainda para o investidor do que o próprio tesouro Selic.
Eu sei que são bastante detalhes, mas não se angustie. O novo incomoda, mas você está no caminho certo: adquirir conhecimento é a melhor arma contra o medo. E lembre que boas companhias não fazem mal. Até você se sentir segura, uma ajuda profissional poderá acelerar seus resultados e evitar que você cometa alguns erros.
Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre Finanças Pessoais. Até mais!
Previous