É realmente possível viver de dividendos?
Olá, Carol Stange por aqui com mais um conteúdo para te ajudar com a sua vida financeira e hoje quero contar a verdade sobre viver de dividendos. Será realmente possível? Talvez, se você entender a diferença entre a teoria e a prática.
Vamos lá: Viver de dividendos significa que os seus investimentos em AÇÕES trazem proventos que são capazes de arcar com todos os seus custos. Trata-se de uma renda passiva.
É POSSÍVEL, sim, VIVER DE DIVIDENDOS, mas você precisa investir em boas empresas. Na TEORIA, É FÁCIL: ao comprar uma ação de uma empresa, além de ela poder se valorizar, a ação pode distribuir parte do lucro em dinheiro. É como ser um sócio de grandes empresas, como Itaú e Petrobrás, por exemplo.
Mas o que você não fica sabendo por aí, é que NEM TODAS as empresas pagam dividendos, e nem todas são BOAS PAGADORAS de dividendos.
NA PRÁTICA, você precisa de um bom planejamento financeiro para investir os valores adequados para conseguir viver de dividendos e um bom consultor de investimentos para ajudar na hora de montar sua carteira de ações.
Deixo a minha sugestão de sempre procurar um profissional habilitado pela CVM, Comissão de Valores Mobiliários, para te ajudar nessa tarefa. Sozinho é até possível escolher boas empresas e conseguir algum resultado, mas os riscos são maiores e os erros, mais frequentes. Será que vale a pena?
Um beijo, até mais!