Como começar a investir na Bolsa?
No Carol Stange Responde de hoje eu ajudo o João a começar seus investimentos em ações:
“Carol, como começo a investir em ações? Tenho 27 anos, estou para receber um dinheiro grande e já quero destiná-lo para garantir a minha aposentadoria”. João Paulo, por whasapp.
Olá João! Obrigada pela sua pergunta e parabéns pelo mindset de longo prazo! Uma boa carteira de ações serve muito bem ao seu propósito de renda passiva para a aposentadoria.
Deixo aqui um passo a passo bem simples para te ajudar nesse início:
1 – Pague eventuais dívidas;
2 – Mapeie suas receitas / despesas e faça ajustes no orçamento, se necessário;
3 – Calcule o valor dos seus aportes mensais – isso garantirá que sejam aportes consistentes, ou seja, que tenham regularidade, e que sejam de valores significativos;
4 – Escolha uma corretora ou um consultor de investimentos;
5 – Entenda seu perfil de investidor e monte seus objetivos financeiros;
6 – Monte sua reserva de emergência na Renda Fixa;
7 – Conheça bem os custos das operações (investir em ações pode significar pagar taxas de corretagem, taxas de administração, taxa de desempenho, taxa de custódia e imposto de renda).
8 – Estude, estude, estude. Mesmo com uma boa assessoria lhe dando sugestões o tempo todo, você é o único responsável pelas transações;
9 – Acompanhe fontes de informação confiáveis;
10 – Diversifique sua carteira de ações e acompanhe de perto seu desempenho;
11 – Não tem tempo ou paciência para tudo isso, conheça alternativas como os fundos de investimento, onde um administrador competente gerencia o dinheiro de um grupo de investidores, decidindo onde e quando aplicá-lo. Há uma taxa por serviço que não deve ser menosprezada.
12 – Conheça as diferentes estratégias para a aposentadoria. Investir em ações é ser apenas uma delas.
Por fim, eu deixo registrado aqui o maior mito da bolsa: riqueza rápida e fácil. Essa ilusão de origina de filmes e séries como o Lobo de Wall Street, que aponta altos rendimentos no curto prazo e ainda através de golpes. É errado. As grandes fortunas da bolsa pertencem aos chamados “homens de cabelo branco”, isto é, investidores que há décadas investem em boas ações com uma boa estratégia de longo prazo.
Obviamente a história do Lobo de Wall Street rende mais momentos de lazer e diversão do que a vida e obra de Warren Buffet… (para quem não conhece, sugiro um Google). Mas devagar e sempre é melhor do rápido e fugaz, certo?
Desejo muito sucesso, e se preferir uma ajuda profissional nesse início, lembre de entrar em contato para saber mais sobre a Consultoria de Investimentos.
Vejo você no próximo conteúdo sobre Finanças Pessoais e Investimentos? Até mais!