4 novos ladrões do seu dinheiro e como se proteger deles!
A verdade é que estamos cercados desses ladrões todos os dias. E tal qual criminosos “mãos-leves”, que levam nossa carteira sem alarde em um momento de distração, esses gastos também causam estragos no nosso orçamento mensal sem que percebamos.
Quais as soluções? Acompanhar seus números com atenção e ainda, usar de algumas estratégias que detalho a seguir. Bora proteger seu dinheiro desses ladrões?
1. Tarifas bancárias
Uma provocação: será que você usa todos os serviços que estão sendo cobrados? DE VERDADE? Saques, TEDs, cheques, programa de milhagem no cartão de crédito, consultas e extratos impressos… Uma breve análise na descrição dos serviços inclusos no seu pacote de serviços já sinalizará se esse gasto está sendo útil mesmo, ou não.
Lembre que existe a Conta Essencial (gratuita e todo banco deve oferecer, que engloba cartão de débito, quatro saques por mês, duas transferências, dois extratos impressos e acesso à consulta do saldo pela internet) e as contas digitais, que são gratuitas e em sua imensa maioria e oferecem cartão de crédito sem anuidade.
2. Multas e juros por atraso
Mesmo que sejam de poucos reais, pagar multas e juros significa que o dinheiro está escoando pelas suas mãos, e dinheiro é dinheiro, não importa o valor, certo?
Se as contas estão com o pagamento em aberto e acumulando por causa do vencimento no final do mês, você pode pedir alteração da data. Se elas estão atrasando porque estão “pegando você de surpresa”, um calendário de vencimentos e alertas no celular podem ajudar nesse controle. Organização financeira é a base de todas as decisões que você toma na sua vida, e quem sabe nesse mapeamento você não identifica despesas desnecessárias e já elimina alguns boletos da sua rotina?
3. Renovações automáticas
Serviços e assinaturas que se renovam automaticamente são verdadeiras ciladas financeiras. Receber o aviso de “pagamento efetuado com sucesso” sem ter sido lembrado da renovação próxima é, na minha opinião, um golpe baixo.
Aqui, planilhas, cadernos e aplicativos de finanças pessoais podem ajudar bastante. Além disso, vale acompanhar as assinaturas recorrentes de aplicativos de jogos e plataformas de streaming (Spotify, Netflix e afins) direto na central de assinaturas e ativar lembretes no celular para ser avisado da renovação automática próximo da data de término do período contratado.
4. Aplicativos de comida e transporte
Esses gastos são rápidos e indolores, porém são muitas vezes necessários. A solução para não perder o controle nesses casos é estipular metas de gastos semanais ou definir dias da semana para uso desses serviços (melhor ainda seria usar essas duas estratégias ao mesmo tempo ). Não pode ser “proibido” utilizar desses serviços, mas o “clique aqui” deve ser feito com cuidado.
Percebe que proteger seu dinheiro não é exatamente difícil? Pode até dar um pouco de trabalho, mas ver dinheiro sobrando no final do mês apenas porque olhou com mais atenção alguns gastos, vale a pena, não é?
Um beijo e vejo você no próximo conteúdo sobre Finanças Pessoais. Até mais!
Next